Roteiro da Célula

Célula de Multiplicação

1 – Compromisso – O Líder da Célula e o Líder em Treinamento deverão chegar 30 minutos antes do início da célula para: deixar o local bem acomodado; dar atenção especial ao anfitrião da célula; aguardar com entusiasmo os discípulos e visitantes. Tanto o Líder da Célula, quanto o Líder em Treinamento são os PRIMEIROS a chegarem para a célula e são os mais motivados do grupo.

2 – Apresentação, boas vindas e quebra gelo – Apresente-se e apresente seu Líder em Treinamento (caso a célula seja muito pequena, então apresente todos discípulos), dê as boas vindas demonstre sua alegria em servir a todos em Cristo, seja fervoroso ao expressar sua fé, pergunte o nome dos visitantes, caso já saiba, apresente-os a toda a célula e lembre-se de deixar todos bem à vontade. Caso tenha preparado um Quebra Gelo, esta é uma excelente hora. Valorize as pessoas sempre!

3 – Cânticos de Louvor – A música une, traz reflexão e une as pessoas. Faça uso de louvo em sua reunião de célula, caso tenha um discípulo que saiba tocar violão, convide-o a este compromisso em toda célula. Procure não utilizar louvores de adoração no início da célula. Para iniciar, no máximo 01(um) louvor.

4 – Abertura – Tanto o Líder da Célula, bem como o Líder em Treinamento poderão dar a abertura da célula compartilhando um versículo bíblico muito brevemente ou fazendo uso de alguma leitura curta de edificação e em seguida faça a oração.

5 – N. D. A. (Nosso Discípulo Amado) – O Nosso Discípulo Amada é uma ferramenta utilizada para gerar comunhão entre os discípulos durante a semana, também gera intercessão e conseqüentemente traz bênçãos para a célula, além do fato de propiciar a volta do Discípulo Amada na próxima célula.

6 – Ministração – Toda Ministração da Célula têm título e um texto base, fale do título com entusiasmo e procure gerar reflexão já no início, em seguida faça a leitura do texto base ou peça a algum discípulo para fazer a leitura. Não solicite a nenhum visitante para fazer a leitura do texto base, pois o mesmo poderá se sentir acuado ou envergonhado.
Obs. Jamais se esqueça que ministrar uma célula não é fazer uma pregação. O ministrante é um facilitador do assunto, é um instrumento nas mãos de Deus para gerar reflexão sobre aquele tema e alcançar os corações com a graça de Deus. Use um vocabulário SIMPLES, não fale de si mesmo. Seja pronto para ouvir e deixe Deus usar sua vida.
Domine bem o assunto que será ministrado, deixando o Espírito Santo ministrar primeiro em sua vida.
Facilite o compartilhar, incluindo todos no assunto, caso alguém esteja falando de mais, interfira, fazendo perguntas a outra pessoa. Caso perceba que alguém não deseja compartilhar, jamais force. A melhor forma de gerar compartilhamento e reflexão é fazendo perguntas.

7 – Apelo da Ministração – Toda ministração deve terminar com uma reflexão breve do Líder e com um forte apelo/confronto sobre o assunto. Exemplo: Em uma ministração sobre perdão, o Líder finaliza levando todos a refletir sobre o assunto perguntando o que o Espírito Santo está lhe pedindo hoje. O Líder deve ser enfático no apelo e afirmar que hoje e não amanhã é o dia de liberar perdão.

8 – Oração do Líder – A oração do Líder da Célula é muito importante ministrar a ação do Espírito Santo e principalmente profetizar a Palavra e semear sobre os visitantes, porém procure não começar por eles para não constrangê-los. Se houver muitas pessoas para orar, o auxiliar deverá ajudar, lembrando que a oração deverá ser baseada na ministração do dia.

9 – Orientação aos Líderes – Um espaço é reservado para relembrar os Líderes de sua importância e de seu chamado à liderança.

10 – Orientações Gerais – Um espaço reservado para os avisos e recados da Célula, da Rede ou da Igreja.

11 – Pedidos de oração – Recolha os pedidos particulares para oração, ore por todos sem ser específico (caso o horário esteja avançado). No final da Célula reparta os pedidos de oração com o Líder em Treinamento.

12 – Encerramento. Abrace a todos, coloque-se a disposição para servir e orar. Estimule-os em Cristo a ficarem firmes e a voltarem na próxima reunião da Célula trazendo visitantes.
Obs. O tempo de duração de uma Célula é de 1h:00 à 1h:30 no máximo. Não ultrapasse este horário

Alguns lembretes:
- Não se esqueça de escolher o próximo Discípulo Amado;
- Evite na reunião de sua Célula a manifestação de dons, tais como a revelação, oração em línguas, etc. Procure manifestar apenas o amor de Deus e seja o mais humano possível. Isso é suficiente para ganhar uma vida para o Senhor;
- O Líder da Célula e o Líder em Treinamento são os primeiros a chegar e os últimos a sair;
- Ao deixar o ambiente da Célula, verifique se tudo está organizado e limpo;
- Caso a Célula não seja na casa do Líder, este deve honrar a vida do anfitrião e orar por ele periodicamente;
- Sempre que possível prepare alguns aperitivos “comes e bebes” para gerar comunhão na célula. Faça dias de confraternização com sua Célula, unindo todos e até seus familiares em um passeio de lazer, almoço ou churrasco.